Belo Horizonte,  Brasil,  Minas Gerais

A PRAÇA MAIS ALTA DE BH

Tempo de leitura 3 min

Praça do Papa, visão aérea

História

Seu nome oficial foi uma homenagem ao governador de Minas cujo mandato aconteceu entre os anos de 1966-1971, mas após a visita do Papa João Paulo II, que celebrou uma missa no local em 1º de julho de 1980, a praça passou a ser chamada por todos de Praça do Papa. 

Missa do Papa João Paulo II em 1980

A missa aconteceu no local por uma ideia do arcebispo metropolitano de BH, dom João de Resende Costa (1920-2005), e logo acolhida e patrocinada pelo estado e Prefeitura de Belo Horizonte, com aprovação da Câmara Municipal. 

A praça foi escolhida por que ela proporcionaria uma segurança maior para o evento, uma vez que as ruas laterais facilitavam o acesso do papa ao altar e em caso de emergência, o pontífice poderia sair com mais rápido. 

O prefeito Souza Lima visita o local de construção da Praça

Com o aumento da popularidade do lugar após a passagem de João Paulo II, em 1982, a prefeitura remodelou a praça e direcionou a construção do Monumento à paz. A inauguração tanto da praça quanto do monumento aconteceu em 13 de março de 1983, com uma nova missa, desta vez celebrada por dom João de Resende Costa. 

Brinquedos da Praça em 1981

Na época, iram fazer no platô mais baixo da praça um museu dedicado à visita do papa, mas uma grande rocha, impediu a proposta de seguir. Inclusive se você passear no bairro e ver as casas no entorno da praça, poderá ver várias dessas grandes pedras, algumas até incorporadas nas construções. 

O que ver

A praça foi construída em dois níveis e ocupa uma área de 21.700m2, a altitude de 1100m, haja fôlego para subir a pé. 

Formato em gota da praça. Foto: @magnodiasfoto

O Monumento à paz fica no platô superior, a possui 24m de altura e pesa 92 toneladas. Ele é formado por três chapas de aço, duas em forma de triângulo e uma retangular. De acordo com o escultor, o artista plástico Ricardo Carvão, o triângulo voltado para o céu significaria a fé em Deus; o triângulo voltado à Terra, a benção divina; e o retângulo central simbolizaria a paz celestial, e o equilíbrio entre a fé e a benção. 

O monumento à paz e a cruz

No meio da praça existe uma área de brinquedos para crianças, todos feitos de eucalipto.

A praça é praticamente abraçada pela serra do curral e, ao mesmo tempo, oferece aos visitantes uma vista panorâmica da cidade e um pôr do sol indescritível. 

Vista da serra do curral

A praça é tombada pelo patrimônio público e assim, seu projeto original está protegido e não pode ser alterado.

Outros pontos turísticos perto da praça são: o parque das Mangabeiras, o mirante das Mangabeiras, parque da serra do curral, a rua do amendoim e praça da Bandeira, mas estes são assuntos para um próximo post. 

Informações

  1. Endereço: Av. Agulhas Negras, s/n – Mangabeiras, Belo Horizonte – MG, 30210-060 
  2. Horário: Aberta 24h 
  3. Melhores horários para ir: Na parte da manhã ou para ver o pôr do sol. 
  4. Como chegar:
    • Ônibus: 4103 
    • Metrô: LINHA 1 
  1. Ingresso: Gratuito

O que você achou da praça, já conhecia a história por trás dela? Visitaria se viesse à Belo Horizonte? Dê sua opinião.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *